quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Eu, a Lua e outros mistérios cósmicos


Tão fofinhooooooooo!!!


Ora, foi notório que passei aí por um período de grande desconforto e irritação. E foi de tal modo que ia batendo num homem uma noite destas porque não gostei da maneira como falou comigo. Felizmente, estava acompanhada por alguém com bom-senso suficiente para me ter enfiado dentro do carro e me ter levado para longe da minha vítima... já me imaginava a comer as tripas do homem... ou algo do género.

No último post, por outro lado, dei a entender que as coisas acalmaram um pouquinho. E assim é. Ando super calminha, com vontade de estar em paz e harmonia com o universo (sabem aquela música da Disney? “Harmonia” do filme “Ariel, a Pequena Sereia”? Não?! Deviam ter vergonha, fartou-se de ganhar prémios. Não é, de longe, um dos meus filmes preferidos da Disney e a música irritava-me porque andam os peixinhos todos aos abraços enquanto cantavam e dançavam... mas, a música fica no ouvido... para sempre!!!)

Continuando...

Também não sei se algum ser reparou, mas nestes últimos dias, tem estado uma Lua maravilhosa, umas noites super claras, com um banho de prata que faz sombra. Só me tem apetecido andar na rua à noite. A noite em que ia espancando o senhor, curiosamente foi noite de Lua cheia.

Ora, esta introdução toda para dizer que eu cá partilho a ideia que a Lua tem uma grande influência sobre o nosso estado de espírito e mesmo sobre o nosso rendimento profissional.

Ora, a Lua influência as marés, influência os partos, não há-de influenciar o meu humor? Aliás, porque não deve haver nada mais “influenciável” do que o meu humor: é tão volátil, inconstante e imprevisivel que praticamente tudo pode ter influência sobre ele.

Julgo que esta influência ocorre com toda a gente. Uma das minhas avós diz que a Lua Cheia puxa pelas pessoas, se elas tiverem numa maré de criatividade e produtivas, óptimo. Mas se as apanha do avesso, a coisa pode correr mal... Senhora previdente!

Afinal, é de conhecimento geral que as mulheres têm uma semana do mês em que ainda são mais insuportáveis do que nas restantes. Está relacionado com as hormonas, com o período fértil e a menstruação... mas, quem me diz que estas coisas também não são influenciadas pela Lua? Além do mais, com a introdução da pílula estas mudanças hormonais ficam mais atenuadas, podendo notar-se mais o verdadeiro efeito da Lua. Isto partindo do princípio que as duas influências não estão relacionadas, algo em que eu não acredito.

Por outro lado, últimamente também se tem estudado um género de TPM nos homens. Ora, os homens têm uma produção de hormonas muito estável, pelo menos se comparados com as mulheres. Logo, não faz muito sentido que isto se deva à mudança hormonal. Um estudo epidemiológico relacionou este TPM masculino com o TPM feminino sofrido pelas companheiras dos homens que foram estudados. Ou seja, os homens teriam uma semana de maior irritação e menor rendimento profissional porque estando as mulheres deles a passarem pelo seu TPM iriam influenciar os homens... Mas, se a culpa é da Lua, como eu creio. O TPM feminino não influencia o masculino, em vez disso, ambos os TPMs são influênciados pela Lua sendo que o feminino ainda é agravado pelas mudanças hormonais, estas também influenciadas pela Lua. Ora, como a Lua quando está cheia é para todos, os TPMs coincidem.