quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Volta Sócrates, estás perdoado!!!


Adoro esta imagem!!
"estranha terra esta, onde os bois até lavram no mar" Raul Brandão


Não é que o senhor não tivesse feito asneira, não é que não seja tão aldrabão e ladrão como todos os que por lá passaram e, sobretudo, falhou redondamente quando tentou embelezar o que já estava podre.
No entanto, acho incrível a perseguição de que foi alvo pela comunicação social. O homem era culpado de tudo, até das multas de estacionamento da Dona Idalécia. Quando ele cortava aqui e ali estava a roubar, o Passos Coelho está a “salvar” o país. Acho piada a esta falta de critérios e de coerência da parte dos media... mas quem sou eu? Nem sequer tirei um curso de Comunicação Social, Gestão ou Direito... será que tenho direito a pronunciar-me? Talvez não...

Continuando...

Por causa das políticas neo-liberais de determinado governo, ando a ler um livro muito engraçado de um Coreano, professor na Universidade de Cambridge, o senhor dá pelo nome de Ha-Joon Chang e o livro “23 Coisas que Nunca lhe Contam Sobre a Economia” é um livrinho fácil de ler e acessível a qualquer um. O livro explica por A+B porque é que as economias baseadas no mercado livre não funcionam e não funcionam principalmente para países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, eu atrevo-me a dizer que também encaixa muito bem nos “pseudo-desenvolvidos” como é o caso de Portugal, da Grécia e da Itália. Sim, nós esquecemos-nos sempre dos Italianos. Mas, lá por eles terem um pouco mais de influencia na UE que nós e os Gregos, não se iludam... eles estão tão mal como nós. Felizmente para eles, eles têm uma extraordinária capacidade de se “venderem”. Ou seja, são óptimos a passar uma imagem positiva deles próprios e dos produtos deles cá para fora. Tivessemos nós a mesma auto-confiança e orgulho e estariamos bem melhor... Eu atrevo-me mesmo a dizer que estariamos mesmo bem.

E por falar na Grécia, deixo-vos uma pérola escrita em 1872 pelo maior crítico social e político que Portugal deu à luz. Não é curioso que o senhor tenha morrido em Paris? Este país é o melhor do mundo, mas torna-se insuportável aturar quem cá vive para quem tem dois dedos de testa! Por falar nisso, já estou a fazer a mala. Depois digo-vos para onde vou. ;)

"Nós estamos num estado comparável apenas à Grécia: a mesma pobreza, a mesma indignidade política, a mesma trapalhada económica, a mesmo baixeza de carácter, a mesma decadência de espírito. Nos livros estrangeiros, nas revistas quando se fala num país caótico e que pela sua decadência progressiva, poderá vir a ser riscado do mapa da Europa, citam-se em paralelo, a Grécia e Portugal"
José Maria de Eça de Queiroz in “As Farpas”, 1872